Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

Escola municipal revitaliza biblioteca e resgata gosto pela leitura

Publicado por Prefeitura Municipal de Aracaju (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Depois de passar por um longo período de revitalização, a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, no bairro Suissa, foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira 8, com organização temática de livros e catalogação de exemplares. Na oportunidade, diversos estudantes conheceram a nova estrutura e participaram de uma sensibilização com o objetivo de resgatar o prazer pela prática da leitura.

De acordo com Telma Santos, responsável pela biblioteca do professor no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), a revitalização se deu pela necessidade de apresentar um espaço mais apropriado para pesquisa e leitura.

"Desde o mês de abril venho tentando viabilizar a melhoria das condições estruturais da biblioteca, com base no trabalho já realizado no Cemarh. Primeiro fizemos o reconhecimento do acervo local para depois realizar seleção e descarte. Por fim, arrumamos a biblioteca para apresentá-la aos estudantes", informou Telma, desejando que o espaço seja mantido com zelo e cuidado.

A coordenadora geral da Emef General Freitas Brandão, Marleide Lucena, aproveitou o momento para orientar os estudantes sobre a importância de preservar a biblioteca e buscá-la como fonte de informação."A biblioteca é um espaço que enaltece a cultura e o saber. Nesse espaço, a leitura ganha mais sentido. O espírito da gente se eleva com a leitura e quem lê, entende o mundo. Só tenho a agradecer o empenho das professoras em reestruturar este ambiente", afirmou.

Pesquisa

Segundo a lei nacional 12.244, instituída em maio de 2010, todas as instituições de ensino públicas e privadas devem garantir uma biblioteca como espaço para formação de leitores e fonte de informação. Para Denise Andrade, dinamizadora da biblioteca, a unidade escolar passa agora a apresentar um serviço mais qualitativo.

"Alunos e professores precisavam de um espaço mais adequado para desenvolver suas pesquisas e consultar livros. Logo que cheguei aqui, não tínhamos uma biblioteca com organização temática e catalogação de exemplares. Decidi, então, pedir auxílio à equipe do Cemarh que nos ajudou de imediato" , disse a pedagoga.

Leitura

Alisson Silva Melo, de 12 anos, aluno da 7ª série na Emef General Freitas Brandão, descreveu sua ansiedade com a reinauguração da biblioteca. "Todos os dias eu passava pela sala da biblioteca para acompanhar o processo de organização do espaço. Sempre visitava a biblioteca pela manhã para ler e fazer empréstimos de livros. Já estava ansioso para pegar alguns exemplares e dar continuidade às histórias de Dom Quixote e do Menino Maluquinho" .

Cursando a 4ª série na mesma escola, Adriano Silva Melo revelou que não tinha conhecimento da existência da biblioteca na escola. "Eu não conhecia esse espaço. Pela primeira vez, estou entrando nessa sala. Gostei bastante da apresentação da biblioteca e prometo visitar mais vezes para ler e pegar livros emprestados", contou o menino.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-aracaju.jusbrasil.com.br/politica/7632740/escola-municipal-revitaliza-biblioteca-e-resgata-gosto-pela-leitura